Cadastre seu Curriculo!
VAGAS Anunciadas
Encontre um
PROFISSIONAL
Confira a previsão do dia para seu signo.
Saiba o que os astros reservam para você no nosso Horóscopo Diário.
Na data de ontem, quarta 03, Jacutinga comemorou “Marco da Renovação da Primeira República”, quando as forças federais conseguiram a rendição dos revolucionários paulistas, após 86 dias de batalha.
O evento cívico/militar promovido pela Prefeitura de Jacutinga, através da SEGOV, ocorreu no Cemitério Municipal e homenageou os combatentes que tombaram na cidade. A cerimônia contou com a presença do Prefeito Araújo, do Vice-Prefeito Toninho Roque, o Historiador e Coronel da Reserva César Brás, Tenente Coronel da Polícia Militar Luciano, o Padre Alexandre, os Vereadores Homero e Carneirinho, Secretários Municipais e outras autoridades locais. A Banda da Polícia Militar também se apresentou durante a cerimônia.
As autoridades descerraram uma placa em homenagens aos combates no túmulo em que foram sepultados. Sendo eles: Tenente Durval Faria, Sargento Francisco Souza Lana, Sargento Miguel, Sargento Renó Coutinho, Soldado José Francisco, Soldado José Manoel Filho, Soldado José Pereira Nunes, Soldado Lorentino Resende, José Medeiros, Laurentino Gomes da Mata e Marcio de Paiva. O Prefeito Araujo também homenageou a senhora Rizoleta, filha do Major Pantaleão que participou da revolução.
Passados 86 anos desde os acontecimentos que culminaram na maior guerra civil da História do Brasil no século 20, a Revolução Constitucionalista de 32, o evento homenageou os combatentes tombados em 1932, em Jacutinga.
O Dia do Marco da Renovação da Primeira República tem como objetivo reconhecer, no tempo e na história, a decisiva colaboração mineira na condução dos destinos da República A entrada de Minas Gerais na Revolução de 1932 deu-se sob a liderança de Olegário Maciel, para garantir a unidade e o governo provisório de Getúlio Vargas, além do comprometimento de Minas Gerais com os ideais revolucionários de 1930.
A região do Sul de Minas foi absolutamente estratégica para o movimento, por sua localização, uma vez que liga Minas Gerais aos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. As maiores batalhas foram travadas no setor do túnel da Serra da Mantiqueira, porém as cidades como Jacutinga, Ouro Fino, Pouso Alegre, Passa Quatro, Poços de Caldas, também serviram como bases para as batalhas. O fim do movimento ocorreu com a rendição dos revoltosos paulistas em 3 de outubro, mesma data do início da Revolução de 1930.
Deixe aqui o seu comentário
Atenção !! Todos os recados passarão pelo Administrador do site antes de serem publicados. Não será permitida nenhum tipo de mensagem com cunho ofensivo ou provocativo. Não serão publicados recados de pessoas que não coloquem seus Nomes. O comentário não representa a opinião do Portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Cadastre-se para receber nosso
informativo com notícias sobre eventos,
festas e muito mais...